Depois dos atropelos da apresentação (a gente ensaia, ensaia, e o que um palco e 50 pessoas não fazem né ?), pois é, aqui estou eu novamente para falar do trabalho de História da Arte !
1º : foi a matéria mais legal de todas, mas também .... li sei lá quantos livros sobre mitologia grega, romana, egípcia e chega no último semestre da faculdade e o que acontece ? Oba ! Falamos de mitologia !
Não é pra menos né ?
Mas vamos lá, vamos parar de falar da minhas preferências.
Vamos falar da Agência Light !
Como já foi postado aqui anteriormente, não é segredo pra ninguém quais eram os objetivos da atividade proposta para História da Arte (Interagir com as manifestações da sociedade, despertando o interesse pela arte através do tempo, e fazer uma reprodução de uma obra dos movimentos estudados).
Qual movimento ela pertencia ?
Modernista, é claro. O movimento modernista surgiu em aproximadamente 1900 aqui no Brasil e exatamente no ano de 1922 houve a "semana da arte moderna" onde participaram : Anita Malfatti, Oswald Andrade, Mario Andrade, Del Picchia e Tarsila do Amaral !
Tarsila, viveu muito bem para os padrões da época. Foi filha de um fazendeiro. Estudou nas melhores escolas, e viajou muito para a França onde foi aluna dos melhores mestres. Além de linda, Tarsila se vestia com as roupas dos costureiros mais renomados da época. Em uma homenagem à Santos Dumont, ela usou uma capa vermelha e foi eternizada em seu "Auto – retrato 'Manteau Rouge', de
1923".
Obra
“Auto – retrato 'Manteau Rouge', de
1923”.
Uma
homenagem a Santos Dumont.
Foi essa obra que a Light escolheu !
Contamos para a produção e realização da foto :
Cenário, fotografia e tratamento digital: Ademilson Bispo – Faculdade Anhanguera de Limeira.
Maquiagem e modelo: Renata Pardial.
Equipe de produção (Cabelo, figurino, assistência de fotografia): Ana Flávia Blumer e Thalita Salviatti.
Foram necessários quase 40 cliques para conseguirmos escolher uma fotografia que mais se parecesse com a obra.
O resultado foi ...
Fazer este trabalho foi também resgatar lembranças da época de escola (5ª, 6ª série) quando os professores de artes pediam a nós para desenharmos obras como: Abaporu, O Farol, A lua, entre outras obras extremamente conhecidas e “fáceis” de fazer.
É irônico que naquela época pensávamos: Onde vamos usar isto?
Pois então, depois de 10 anos, aqui estamos nós usando isto.
Hoje sabemos que toda informação é importante! Tem uma frase do escritor Ray Bradbury que retrata perfeitamente isso:
"Eu absolutamente exijo de você e de todos que eu conheço que estejam amplamente informados de todas as malditas áreas que existem; de cada religião e cada forma de arte, e não me diga que você não tem tempo! Há tempo de sobra. Você precisa de todas essas referências cruzadas. Você nunca sabe quando a sua cabeça vai usar esse combustível, este alimento, para seus propósitos."
Bom, é isso. Foi uma ótima experiência fazer este trabalho !
By Renata Pardial.


Nenhum comentário:
Postar um comentário